Links interessantes:


Bienal de São Paulo PDF Imprimir E-mail

A Bienal de São Paulo é um dos maiores eventos em arte contemporânea do mundo. A primeira Bienal foi realizada em 1951, num espaço na esplanada do Trianon, onde havia um salão de baile, hoje ocupado pelo MASP. Os arquitetos Luís Saia e Eduardo Kneese de Mello projetaram um polígono de madeira que garantiu uma área 5.000 m2, onde foram alocas as obras dos artistas nacionais e estrangeiros, de 23 países, que dela participaram sob os auspícios de Francisco Matarazzo Sobrinho, que a financiou. De lá para cá se tornou um dos eventos marcantes da arte atual.

Com o sucesso da I Bienal, a II Bienal, de 1953, abriu as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, no parque do Ibirapuera, local sem nenhuma infra-estrutura urbana. Oscar Niemeyer foi convidado a projetar o conjunto de edificações. Considerando suas dimensões, o Parque, seus edifícios e os jardins de Burle Marx foram construídos em tempo recorde. A segunda bienal, considerada uma das mais importantes, mostrou a obra Guernica, de Picasso, pela primeira vez vista fora da sede escolhida pelo pintor.

http://bienalsaopaulo.globo.com/

 
Louvre PDF Imprimir E-mail

O Museu do Louvre Paris, é um dos lugares mais visitados do mundo da arte. Sediado no Palácio do Louvre, residência oficial dos reis franceses, cuja construção se inciou em 1190 com Felipe II, passou por Francisco I e Henrique II, no século seguinte, terminando mais tarde nos reinados de Luiz XIII e Luiz XIV. Com a transferência da família real para o Palácio de Versalhes, o Louvre passou a acomodar a Academia Francesa, depois a Academia de Belas Letras e a Academia Real de Pintura e Escultura. Os famosos salões franceses passaram a ser realizados ali a partir de 1699. Passou a ser o Museu Central das Artes em 1793, sendo expandido, a partir do século XVIII, para um museu de arte com obras de todas as grandes civilizações do mundo ocidental. A pirâmide de cristal foi inaugurada em 1988. Contém um acervo com mais de 38.000 itens de todas as épocas, sendo um dos maiores museus do mundo.

http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp?bmLocale=en

 

 

 

 
Tate Galery PDF Imprimir E-mail

A Tate Galery de Londres é um dos museus mais conceituados da inglaterra em arte contemporânea. Fundada por Henry Tate, possui quatro grandes galerias: Tate Britain (obras tradicionais) de 1897, Tate Liverpool de 1888, Tate St Ives de 1993 e Tate Modern de 2000.

http://www.tate.org.uk/

 
MoMA PDF Imprimir E-mail

O Museu de Arte Moderna de New York, possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo. Foi fundado em 1929 como uma instituição educacional e se constitui num dos marcos mais importantes para a pesquisa e a preservação da arte contemporânea no mundo todo.

http://www.moma.org/

 
MAC - PR PDF Imprimir E-mail
O MAC foi criado 1970, oficialmente aberto ao público em março de 1971, em espaço provisório, sua sede atual foi instalada em 1974. O prédio,foi especialmente reformado para receber o museu e, em 1978 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Ao ser criado, incorporou parte do acervo artístico do antigo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura que reunia prêmios de aquisição do Salão Paranaense, doações de artistas e colecionadores, além das obras obtidas com a promoção do Salão de Arte Religiosa Brasileira (1965-1975), o Salão de Artes Plásticas para Novos (1957-2002), a Mostra do Desenho Brasileiro (1979-2004) e o Projeto Faxinal das Artes, em 2002. Possui cerca de 1500 obras dos mais representativos nomes das artes visuais do país, abrangendo pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objeto, tapeçaria, colagem, instalação e vídeo.

http://www.mac.pr.gov.br/
 

 
MON PDF Imprimir E-mail

O Museu Oscar Niemayer está localizado em Curitiba, Paraná. Inaugurado em 22 de novembro de 2002. O acervo inicial foi contituído das obras do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do acervo do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em sua coleção figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos artísticos. Possui, aproximadamente 2 mil peças, entre elas as obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong e de outros artistas nacionais.

http://www.pr.gov.br/mon/

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>

Página 7 de 9